terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Resenha: A Hospedeira

Livro: A Hospedeira
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 560
ISBN: 9788598078595








Sinopse:
Melanie Stryder se recusa a desaparecer.
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos “selvagens” que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a “alma” invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.
Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

Peregrina já passou por diversos planetas totalmente diferentes do nosso, vivendo em cada um deles com um corpo que habita nesse mundo. Ela é uma “alma”. Sua espécie necessita de um corpo, o hospedeiro, para sobreviver; sendo assim os seus semelhantes partem pelo universo em busca de planetas com criaturas que possam ser utilizados como hospedeiros, ao mesmo tempo em que levam o “desenvolvimento e a paz” aos lugares dominados. Mesmo vivendo de diversas formas, Peregrina nunca se encaixou em nenhum lugar.
Mas ao chegar na Terra, ela é inserida no corpo de uma humana que viveu escondida durante muito tempo: Melanie; com o objetivo de coletar novas informações sobre outras seres que ainda são humanos. Porém, Peregrina não poderia imaginar que Melanie seria forte o bastante para resistir à invasão de seu corpo e permanecer ativa junto a ela, mantendo as suas memórias, fazendo Peregrina se envolver emocionalmente com o antigo modo de vida de Melanie e o homem que ela ama; Jared. Ao terem que confrontar um inimigo comum — uma alma que nem Melanie ou Peregrina suportam — elas decidem guardar as informações que têm e partir em uma jornada atrás dos que conseguiram sobreviver a dominação alienígena.
Depois de passar por muitos problemas, Melanie e Peregrina conseguem encontrar o esconderijo dos parentes de Melanie. Só que, por ser considerada o inimigo, Peregrina não é vista com bons olhos, mesmo ela tendo levado de volta o corpo de Melanie para aqueles que ela ama.
Apartir daí, Peregrina terá uma conturbada convivência com humanos que não a querem por perto (muito menos viva), principalmente Jared — que não aprecia a ideia de haver uma invasora no corpo da mulher que ele ama. Essa alma irá começar a sentir as mais fortes sensações e emoções que já teve em todas as suas vidas.
A Hospedeira além de uma obra de ficção científica de qualidade, retrata as várias nuances do amor (o romântico, familiar, platônico e por si mesmo) e suas dificuldades, como abrir mão do homem que veio a amar em nome da amizade; a busca pela sua identidade e de um lugar para chamar de lar. Você irá apreciar o modo como Melanie e Peregrina convivem e dialogam entre si e acompanhará um triângulo amoroso com apenas dois corpos; observar a parte egoísta que todos os seres humanos possuem e como esses seres de outro mundo podem ser altruístas em relação aos que lhe são importantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo Leitor

É um mundo de palavras
rimadas ou não
pensadas, faladas
escondidas no coração

Mundo que é mágico
faz ser real a imaginação
Mundo que sonhei
E cantei numa canção

Mundo que é capaz
de me tirar daqui
Mundo que me dá paz
Pra dentro de mim posso fugir

Neste mundo me encontro
E as palavras me fazem um favor
Aqui eu sempre viverei
Aqui é o meu Mundo Leitor!


Autora: Dâmaris Góes

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...