segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Os contos de Gaiman são tudo, menos frágeis.

    Bom dia/tarde/noite/madrugada/distorção-temporal amantes da literatura, eu sou Jeff, The Publisher dono do blog Eden Publisher (leia mais sobre mim aqui!) e essa é minha primeira contribuição ao blog Mundo Leitor, onde eu escreverei criticas literárias, sempre que possível, e as postarei aqui pelo menos com 3 dias de antecedência ao meu blog, onde eu também as postarei, espero que vocês gostem e comentem bastante... e vamos ao que interessa!

contato:     edenpublisher@yahoo.com.br
                   jeff.navarim@yahoo.com.br
                   http://twitter.com/EdenPublisher
                   http://www.myspace.com/jeff.navarim

Coisas Frágeis





  A primeira impressão de ler um livro de Neil Gaiman, quando você não conhece o autor (se não conhece, leia sobre ele aqui!), é que se está diante de mais um autor pretensioso e forçadamente esquisito. Já ouvi pessoas dizendo isso, mas como a diferença entre pretensioso e genial só pode ser medida com a qualidade da obra avaliada, o autor de Sandman, fica a milhas de distancia de ser “apenas” pretensioso.
   Embora realmente pareça pretensão, um autor querer misturar Sherlock Holmes e HP Lovecraft na mesma trama, para não dizer que é uma tarefa impossível de ser feita, sem transformar a estória numa loucura sem parâmetros.
   Coisas Frágeis é um livro de contos de fácil leitura e de assuntos interessantes dentro da cultura e da Literatura POP, como Matrix, Beowulf, Crônicas de Narnia e Sherlock Holmes como eu já tinha dito, entre outros.  

Um Estudo Em Esmeralda.

O primeiro conto do livro já nos dá a idéia de como vai ser a obra, a historia de um detetive, cujo o nome não é mencionado, mas ele usa lupa, fuma cachimbo, mora em Baker Street  e fala a palavra “elementar” uma razoável quantidade de vezes. Ele e um personagem ancora pra estória, investigam um assassinato de uma pessoa de família nobre, cujo o sangue é verde (acho que é ai que entra H.P. Lovecraft.) depois de um monte de pistas, tenho que admitir, não foram tão criativas ao nível de Gaiman, o detetive resolve o caso sem pegar o assassino, nada demais em um conto que ganhou o premio Hugo de melhor Conto em 2004. Embora a escrita seja leve e deliciosa.

A vez de Outubro.

Nenhum conto nesse livro tem mais a cara de Neil Gaiman quanto esse, e por falar em escrita leve e deliciosa, aqui ele esbanja ao contar a estória dos “meses” que contam estórias ao redor de uma fogueira. Essa é uma passagem marcante do livro, demonstra toda a inventividade do escritor de Coraline, cada mês tem sua personalidade e seus problemas, e o conto poderia ter ficado só nessa conversa ao redor da fogueira. Mas como um ensaio para o seu “The Graveyard Book” ele conta a estória, que Outubro conta aos seus amigos “meses”. Sobre um garoto que foge de casa e faz amizade com um garoto morto, e Gaiman termina o conto deixando muitas portas abertas para explorar num livro solo posteriormente.

Lembranças e Tesouros.

É um conto que não parece ter sido escrito pelo escritor sensível e fantástico que é Neil Gaiman. O conto sobre um canalha assassino chamado de Senhor Smith e de seu patrão pedófilo e bilionário, Senhor Alice buscando uma criança de uma raça de beleza superior quase extinta da terra (para abusar dessa criança!), acho que o único toque de fantasia nessa historia demasiadamente sombria, porém genial, poucas vezes eu vi em um conto um personagem tão profundo quanto o Senhor Smith, ele é realmente odiável, embora como todo vilão bom de verdade, causa um pouco de simpatia...
Os fatos no caso da Senhorita Finch.
O conto foi escrito para acompanhar um quadro de Frank Frazetta, e como o próprio Gaiman admitiu, faltou um pouco de inspiração nessa. Esse é de longe o pior conto do livro, não que seja de todo ruim, por exemplo a personagem da Senhorita Finch poderia gerar uma historia interessante, mas infelizmente acabou nesse conto sem pé nem cabeça.

O Problema de Suzan.

Esse conto é sobre o universo de Crônicas de Narnia. Mas especificamente sobre o final que leva Suzan na historia, para quem esta acompanhando a serie nos cinemas ou nos livros mesmo (espero que nos livros!) tem spoilers nesse conto, e eventualmente nessa critica, então vai ou fica?
Uma jornalista mirim vai a casa de uma professora entrevista-lá para o jornal de seu colégio, e durante a entrevista a professora fala como seus irmãos morreram em um acidente de trem e ela sobreviveu, então a menina indelicadamente faz analogia com Suzan Pevensie, de Narnia, que teve um final de acordo com ela irritante, Aslan não a chamou de volta a Narnia por ela ter se tornado fútil e volúvel dentre outras coisas, e por isso ela não morreu com seus irmãos no ultimo livro. Durante o debate entre professora e a aluna jornalista, sobre como isso pode ter sido bom ou ruim, varias cenas perturbadoras sobre Narnia são pintadas por Gaiman em nossas cabeças, uma criança ficaria traumatizada. Essa é talvez a segunda historia mais sombria do livro, perdendo apenas para “lembranças e tesouros”.

Golias

Quem gosta de Matrix, não pode deixar de ler esse conto, é quase essencial, essa historia foi escrita para os irmãos Wachowski antes de o primeiro filme estrear, com base apenas no roteiro que Gaiman recebeu. A historia é sobre um piloto da aeronáutica que percebe defeitos na Matrix sua vida inteira, o que arruína sua “vida”, até que um dia um agente se apresenta a ele e pede que esse pilote uma nave no mundo real, e destrua algumas naves alienígenas que estão atacando a terra dominada pelas maquinas. O final é lindo, e poderia estar em versão animação que com certeza seria a melhor do Animatrix.

Como conversar com garotas em festas.

Conto que Gaiman escreveu em uma tarde, e já leu ao vivo no CBGBs, que deve ser uma honra enorme até para um escritor tão premiado quanto ele. Esse conto é genial e hilário, narra a aventura de dois garotos, um muito tímido o outro extremamente extrovertido, que estão indo a uma festa, depois de uma certa dificuldade para encontrar o lugar, eles descobrem um lugar com musica entram nele, e o conselho do garoto extrovertido antes de entrarem é: “São só garotas... não são seres de outro planeta.” na festa eles conversam com uma menina que andou com cisnes taquiônicos no sol, outra que era uma poesia e se contava aos outros, uma que me pareceu apenas chinesa e no final irritaram o universo... e essa duplicidade é a genialidade da historia, ou uma idéia bem engraçada, ou uma analogia a complexidade e beleza feminina.

O pássaro do sol

Conto escrito para sua filha mais velha, Holly, como presente de aniversario. Eu sinceramente achei o melhor presente de aniversario já visto.  Um historia sobre um clube epicuriano que existe a varias gerações, e que já provaram de tudo o que existe, de besouros a carvão em brasa, e qualquer outra coisa comestível sob o céu. Exceto aparentemente uma Fênix, ou o Pássaro do sol, então eles formam uma expedição até a cidade do sol, onde o mais velho deles, que diz ser ainda muito mais velho do que é possível ser, diz que eles podem encontrar o pássaro. O final da historia é bem bonito... Ou não, depende do ponto de vista!

O monarca do Vale.

Ultimo conto do livro, mistura 4 universos com uma maestria sem precedentes, estão presentes Shadow, personagem da mitologia de Deuses Americanos, outro livro de Gaiman. esta presente também um pouco de folclore escocês, Beowulf e os personagens Senhor Smith e Senhor Alice do conto Lembranças e Tesouros.
Essa historia de inicio parece que não vai levar a lugar nenhum, mas no fim, após a luta de Shadow contra Grendel (é isso mesmo...) tudo termina no melhor estilo Gaiman, triste, criativo, inventivo, mitológico e cheio de cores frias...

 E com esse conto, o livro fecha com chave de ouro se revelando mais uma obra prima de Neil Gaiman, que é provavelmente um dos meus escritores preferido, talvez “O”, eu ainda não parei para analisar isso. Mas se você não leu o livro não deixe de fazer isso, por que você estará deixando de adquirir um pedaço a mais de genialidade para ficar guardada no cantinho da mente. Acreditem é um dos livros mais deliciosos que eu já vi... e eu nem sou do Clube Epicuriano...
Nota: 10

Compre o livro Aqui pelo Submarino!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo Leitor

É um mundo de palavras
rimadas ou não
pensadas, faladas
escondidas no coração

Mundo que é mágico
faz ser real a imaginação
Mundo que sonhei
E cantei numa canção

Mundo que é capaz
de me tirar daqui
Mundo que me dá paz
Pra dentro de mim posso fugir

Neste mundo me encontro
E as palavras me fazem um favor
Aqui eu sempre viverei
Aqui é o meu Mundo Leitor!


Autora: Dâmaris Góes

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...